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| | Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. | |
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+6Bacano Melodies micasco Eletrica paflores Sansão 10 participantes | Autor | Mensagem |
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Sansão
Número de Mensagens : 2398 Idade : 47 Localização : Loures Data de inscrição : 21/11/2008
| Assunto: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qua Nov 25, 2009 10:42 am | |
| Tem se realizado nos últimos anos vários Track Days e Cursos promovidos por várias entidades, e que de alguma maneira não satisfazem por completo quem os procura, seja porque nos Cursos querem mais tempo de pista livre ou nos Track Days quererem um monitor, por via das situações serem um tanto ou quanto contraditórias, ponho aqui este assunto aos Tugabikers para discussão aponto de sondar o que preferem:
1-O que diferencia um Curso de um Track Day no vosso entender?
2-O que preferes um Curso com uma hora de teoria e um par de horas de pista a um custo mais elevado ou um Track Day com mais tempo de pista a custo mais acessível?
3-Nos Track Days a presença de alguns monitores no evento é crucial?
4-Na sessões de pista preferem sessões de 20,30 ou 40 minutos?
5-Quantos pilotos deverão rodar em cada grupo 30,35,40 ou 45?
6-Actulamente a divisão dos grupos por Rápidos, Intermédios e Iniciados é suficiente?
7-Em ambas situações preferes sem seguro ou com seguro, sendo que, com seguro poderá inflacionar o valor de inscrição?
8-Evento com ou sem serviços de pneus e suspensões?
9-Com ou sem reportagem fotográfica?
10-Com serviço de cathering ou sem ao longo do evento?
P.S: Agradeço que respondam com a numeração para poder apurar melhor os resultados. Esta sondagem ficará aqui enquanto se entender que possa ajudar futuros eventos. | |
| | | paflores
Número de Mensagens : 884 Idade : 52 Localização : Sintra Data de inscrição : 04/06/2008
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qua Nov 25, 2009 11:47 am | |
| 1 - Curso dá muito dinheiro a quem organiza, o track day dá algum dinheiro a quem organiza;
2 - Track day com mais tempo em pista (embora deva haver um ou dois cursos por ano para cativar + pessoal a andar em pista)
3 - Sim, o modelo usado pela HM Moto resultou bem, as 2 primeiras sessões de todos os níveis com monitor, não impediu que mesmo no grupo de rápidos se andasse a bom ritmo e também ajuda a que não haja entusiasmo execessivo e partir a moto logo de manhã.
4 - 30 minutos
5 - 30
6 - Sim
7 - Sem seguro para quem tenha um seguro de saude, e opcional para quem não tenha (embora seja conveniente ter)
8 - Com
9 - Com, é claro, e de preferência com a prata cá da casa
10 - Com
ps. Ainda estou à espera da 1ª organização de track day que disponibilize uns transponder´s e faça uma corrida amadora na ultima sessão do dia.
Abraço e parabéns pela iniciativa, que espero ter continuidade e também conto contigo para dar início a um tópico de sugestões para o campeonato de 2010 (podes aproveitar algumas que eu já tinha espalhado por aqui, que eu vou colocar ainda mais). | |
| | | Eletrica
Número de Mensagens : 172 Idade : 40 Localização : Oeiras Data de inscrição : 25/08/2009
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qua Nov 25, 2009 3:13 pm | |
| 1-O que diferencia um Curso de um Track Day no vosso entender? R : Os cursos são bastante úteis para quem começa e quer aprender como andar em pista ! Os track days são bons para praticar o que se aprendeu ! lol 2-O que preferes um Curso com uma hora de teoria e um par de horas de pista a um custo mais elevado ou um Track Day com mais tempo de pista a custo mais acessível? R : Por enquanto prefiro cursos, apesar de já me sentir confiante para fazer trackdays ( graças aos cursos... ) 3-Nos Track Days a presença de alguns monitores no evento é crucial? R : Sim 4-Na sessões de pista preferem sessões de 20,30 ou 40 minutos? R: 30 5-Quantos pilotos deverão rodar em cada grupo 30,35,40 ou 45? R : 30 6-Actulamente a divisão dos grupos por Rápidos, Intermédios e Iniciados é suficiente? R : Sim 7-Em ambas situações preferes sem seguro ou com seguro, sendo que, com seguro poderá inflacionar o valor de inscrição? R : Com 8-Evento com ou sem serviços de pneus e suspensões? R : Com 9-Com ou sem reportagem fotográfica? R : Com 10-Com serviço de cathering ou sem ao longo do evento? R : Comidinha boaaa nham nham. Com ! lol *'s !! | |
| | | micasco
Número de Mensagens : 510 Idade : 50 Localização : Gaia Data de inscrição : 12/03/2009
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qua Nov 25, 2009 3:48 pm | |
| 1-Curso = aprendizagem/aperfeiçoamento, Track Day = dá-lhe gazzzzz
2-Track Day
3-não, mas ajuda se não conhecermos a pista
4- 20 minutos
5-20 pilotos
6-se forem mesmo bem distribuidos sim, agora não estarem as classe inferiores cheias e começar a subir pesssoal
7-sem seguro
8-Com
9-Com se for o Miguel ....... é sempre melhor com ...... para mais tarde recordar
10-Sem | |
| | | Melodies
Número de Mensagens : 625 Localização : Lisboa Data de inscrição : 16/09/2009
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qua Nov 25, 2009 5:31 pm | |
| 1-O que diferencia um Curso de um Track Day no vosso entender?
No curso temos monitores tipo o PMT (como eu tive) e ensinarem-nos trajectórias, pontos de travagem etc...
Nos tracks não tens nada, entras e seja o que Deus quiser.
2-O que preferes um Curso com uma hora de teoria e um par de horas de pista a um custo mais elevado ou um Track Day com mais tempo de pista a custo mais acessível?
Prefiro o curso para iniciar-me, se bem que a teoria que me foi dada nas salas de aula não serviu de nada, porque tive um CROMO a gabar-se que conhece piloto X e fala com piloto Y e não me ensinou peva... No Track não te ensinam nada, estás por tua conta, se caires ou fizeres os outros cair... azar.
3-Nos Track Days a presença de alguns monitores no evento é crucial?
Não, é crucial apenas nos cursos de condução avançada. Nos Tracks prevê-se que já "saibas andar".
4-Na sessões de pista preferem sessões de 20,30 ou 40 minutos?
30Min
5-Quantos pilotos deverão rodar em cada grupo 30,35,40 ou 45?
30
6-Actulamente a divisão dos grupos por Rápidos, Intermédios e Iniciados é suficiente?
É mas é mal feita, temos cromos nos médios a fazer 2m40seg e verdinhos nos iniciados a fazer 2m20seg...
7-Em ambas situações preferes sem seguro ou com seguro, sendo que, com seguro poderá inflacionar o valor de inscrição?
Sempre com seguro.
8-Evento com ou sem serviços de pneus e suspensões?
Com, os inexperientes não fazem puta ideia do que é pressões recomendadas e depois caiem...
9-Com ou sem reportagem fotográfica?
Com, é sempre um prazer ver as fotos do Flores.
10-Com serviço de cathering ou sem ao longo do evento?
Tanto faz, queremos andar não é comer!
P.S: Agradeço que respondam com a numeração para poder apurar melhor os resultados. Esta sondagem ficará aqui enquanto se entender que possa ajudar futuros eventos.[/quote]
Espero que consigas resultados bons, a ver se a adesão aumenta, se há mais eventos e melhores preços.
Abraço. | |
| | | Bacano
Número de Mensagens : 509 Localização : Porto Data de inscrição : 25/05/2009
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qua Nov 25, 2009 8:54 pm | |
| 1- Para se evoluir mais rápido, o curso é importante, desde que tenhas um PMT que acompanhe o teu nível, o track day é para pôr as ideias em ordem, afinar suspensões, etc. 2-Ambos são importantes, numa pista nova, por ex. o primeiro. 3-Podem, eventuamente ser solicitados para PMT. 4-20 min. CCA; 30 a 40 min. track day. 5-30 6-Parece-me que sim, mas acho que devia ser utilizado o transponder para recolocar os mais optimistas.Lol 7-Com seguro 8-Serviço de pneus sim, se houver acrescimo de peso o serviço de suspensões é irrelevante, com tanta gente não dá para todos. 9- Que pergunta! Isto não é o tugabikers? è importante é que o CD chegue! (ouviste ó Flores!) 10-Se possível com serviço de mesas! Esta sondagem ficará aqui enquanto se entender que possa ajudar futuros eventos.[/quote] | |
| | | Svrider
Número de Mensagens : 152 Idade : 48 Localização : Charneca da Caparica Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qui Nov 26, 2009 12:20 am | |
| Experiencia: 1 CCA action team , 1 TD HM ...experiencia quase nenhuma nula,mas aqui vai:
1-O que diferencia um Curso de um Track Day no vosso entender? ->Ter aulas teoricas e ter acompanhamento qb em pista,gostei deste ultimo formato do CCA action team.
2-O que preferes um Curso com uma hora de teoria e um par de horas de pista a um custo mais elevado ou um Track Day com mais tempo de pista a custo mais acessível? -> como ainda sou maçarico sinto a necessidade da componente teórica.
3-Nos Track Days a presença de alguns monitores no evento é crucial? ->Só se fosse como personal trainers************
4-Na sessões de pista preferem sessões de 20,30 ou 40 minutos? ->20 minutos, a tentar andar rapido....para mim ....fico já todo partido.
5-Quantos pilotos deverão rodar em cada grupo 30,35,40 ou 45? -> <30
6-Actulamente a divisão dos grupos por Rápidos, Intermédios e Iniciados é suficiente? ->Nim,por exemplo dentro dos iniciados,como foi no CCA da Action Team ,ainda dividiram em 4ou 5 sub-niveis...maçaricada pra junto das boxes e com mais andamento experiencia para outras f filas cada vez mais junto da pista
7-Em ambas situações preferes sem seguro ou com seguro, sendo que, com seguro poderá inflacionar o valor de inscrição? ->Obrigatorio !!!! seguro proprio ou da prova.
8-Evento com ou sem serviços de pneus e suspensões? ->só para vazar e encher pneus !?...em média quantos compram pneus e ajustam suspensões num td ou CCA?
9-Com ou sem reportagem fotográfica? ->Always, e se possível c\ o Miguel !!!!eheheheh
10-Com serviço de cathering ou sem ao longo do evento? ->Com serviço de catering!!!!!ter que ir carregado com farnel,não faz sentido para quem vai sozinho/sem carro de apoio.
*********Com um sistema bluetooth/rádio(nem que a comunicação fosse só num sentido,instrutor->aluno) entre capacetes, em que o instrutor fosse algumas voltas à frente e ia mostrar trajectorias/etc... e depois passava o aluno para a frente e o instrutor ia atras dando-lhe na cabeça/corrigindo. | |
| | | joca
Número de Mensagens : 498 Localização : Lisboa/Algés Data de inscrição : 11/05/2009
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Qui Nov 26, 2009 11:20 am | |
| Hum!!...tópico muito interessante!....será que vamos ter em 2010 uma escola de Pilotos á séria??...eu ajudo no que for preciso!! Então é assim!: 1-Curso serve para aprender/aprefeiçoar e Track Day principalmente para praticar/treinar 2-A teoria podes aprender em qualquer lado (a Net tem muito por onde se escolher) essencial é teorizar e praticar! ideal é a chamada "teoria assistida", por exemplo: Traçar um objectivo/s e sessão a sessão em conjunto com o monitor/s, e se possível com auxílio de vídeo, poderes analisar a tua condução corrigir falhas/defeitos/erros, de forma a melhorar na sessão seguinte. se não!...é mais do mesmo e não sentes grande progresso sessão a sessão e de curso para curso) A partir de determinado nível de experiência (intermédio) é importante disponibilizar-se serviço de cronometragem , só assim se tem a verdadeira noção da nossa evolução em pista. 3-Depende da organização /formato do TD, para os mais avançados pode-se dispensar (apenas como opção tipo personal trainer para melhorar tempos), para os mais inexperientes é essencial, pois ajuda a não se cometerem erros grosseiros e alguns excessos que ponham em risco assi próprios e outros pilotos. 4-Entre 20 a 30m no máximo 5-Quanto menos melhor...30! 6-Será suficiente se cada um tiver a noção do que isso significa!...o que nem sempre aconteçe Por exemplo: Acima de 2.20s,.Iniciado, entre 2.20 e 2.05, intermédio e abaixo de 2.05 avançado Claro que este exemplo é discutível, mas seria uma "bitola" além de que terá de haver sempre "sub-grupos " dentro de cada grupo. 7-Para quem já tem seguro, que é o caso de pilotos com licença desportiva válida, ou seguro próprio, ficariam isentos desse encargo, para quem não tiver ....é absolutamente necessário. 8-Com; especialmente se os pneus forem vendidos a preços MUITO especiais e disponibilizar assistência mecânica ou mesmo venda de alguns acessórios simples, tais como peseiras/avanços/selectores/manetes,etc. para os modelos mais comuns. Já aconteceu comigo, perder um CCA logo no início por ter caído e inutilizado o selector . Aluguer de mantas de aquecimento para quem não tem, poder experimentar!, seria uma mais-valia, pois há pessoal que pensa...há e tal! as mantas é para os prós!...não poderiam estar mais enganados! em minha opinião é um acessório indispensável nos TD e CCA...até parece aquele anúncio....poderia passar sem mantas??...claro que poderia!...mas não seria mesma coisa!! 9-Sim, mas sempre com TUgabikers by Miguel ...ou BrunoRider.. héhé!! e claro!!...as entrevistas do Sansão 10-Com, mas sempre como opção e nunca incluído no preço base do CCA ou TD...a comida é mais para os acompanhantes, eu por exemplo é mais líquidos, fruta e barras de cereais...coisas de muito fácil digestão...e muito RedBull (passe a publicidade) PS: Como exemplo, gosto muito de apresentar o modelo de curso da CSS (Califórnia Superbike School)...mas isto é uma escola dedicada 100% á formação de pilotos amadores/profissionais ou simples apaixonados pela condução em pista.... já deram curso este ano em Portugal/Portimão...pena ser tão caro! 980€ (residentes em Portugal) os dois dias http://www.superbikeschool.co.uk/ Abraço Joca | |
| | | pmt
Número de Mensagens : 362 Idade : 47 Localização : Loures Data de inscrição : 14/11/2008
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Sáb Nov 28, 2009 3:45 pm | |
| Boa ideia esta sondagem!! weldone! aqui fica a minha opinião... 1-O que diferencia um Curso de um Track Day no vosso entender? Nos cursos a finalidade é aprender a andar em pista com a ajuda dos Monitores. Na minha opinião é das melhores formas de aprender e desenvolver as bases essenciais para se progredir na pista pois temos todo o apoio necessário por parte dos monitores e, de certa forma, pára um pouco aquela tendência para "nos esticarmos" :-). Num trackday estamos por nossa conta, ou contamos com os amigos para nos darem umas dicas... para quem está a iniciar-se talvez não seja tão "seguro". Para quem ja está á vontade, é melhor para treinar, para evoluir, para amealhar mais umas voltas preciosas :-) . 2-O que preferes um Curso com uma hora de teoria e um par de horas de pista a um custo mais elevado ou um Track Day com mais tempo de pista a custo mais acessível? Se tiver como objectivo melhorar algum ponto da minha condução que saiba que vou ter um monitor á disposição capaz de me ajudar, prefiro o Curso, mesmo sendo mais caro. Se tiver como objectivo apenas aperfeiçoar as técnicas que já adquiri (bem... ou que eu tou convencido que adquiri ) e pratica-las rodando o maior nº de voltas, um Trackday... geralmente é mais barato. 3-Nos Track Days a presença de alguns monitores no evento é crucial? Não é crucial mas julgo que seja "uma mais valia" para o evento no seu global... principalmente para os menos experientes, sabem que têm ali alguem que os pode ajudar caso seja solicitado. 4-Na sessões de pista preferem sessões de 20,30 ou 40 minutos? 30 min.... perde-se sempre uns min no inicio o que acaba por dar aprox. 25 min efectivos em pista. Considero o tempo ideal para uma sessao. 5-Quantos pilotos deverão rodar em cada grupo 30,35,40 ou 45? quantos menos melhor :-) no entanto acho que depende da boa divisão dos grupos... se tivermos grupos com andamento uniforme, secalhar 35 ou 40 não é exagerado. O Problema é as definições de "uniforme" :-).... não é facil... portanto, a resposta é 30 6-Actulamente a divisão dos grupos por Rápidos, Intermédios e Iniciados é suficiente? Sim 7-Em ambas situações preferes sem seguro ou com seguro, sendo que, com seguro poderá inflacionar o valor de inscrição? sempre com seguro. 8-Evento com ou sem serviços de pneus e suspensões? de pneus é essencial. Suspensões é um "nice to have". talvez faz mais sentido num curso do que num TD. 9-Com ou sem reportagem fotográfica? Tugabikers rules!!!! com reportagem... todos gostam de se ver nas fotos! 10-Com serviço de cathering ou sem ao longo do evento? com serviço de cathering... mas considero que é mais importante ter por lá umas garrafas de agua, fruta, barras energeticas e afins do que um prato com comida quente. | |
| | | migm73
Número de Mensagens : 1006 Idade : 51 Localização : S M Feira Data de inscrição : 08/06/2008
| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. Sáb Nov 28, 2009 8:30 pm | |
| Antes de mais gostaria de dar os parabens por esta iniciativa 1-No meu entender um curso de condução deverá ser composto não só na vertente utilização de pista mas tb uma componente teórica a varios niveis ( ex: tecnicas de condução, acertos de suspenção e rapport, etc... ) enquanto que um trackday não é mais que uma oportunidade para rolar em pista a um preço teóricamente mais acessivel. 2-Track day sem duvida 3-Poderá ser crucial se eles participarem de forma activa ajudando voluntáriamente os participantes 4-30 minutos 5-Depende da pista mas entre 25 a 30 . 6-Penso que se houvesse além das referidas uma para pilotos federados não seria desagradavel pois por vezes existem pessoas que se inscrevem nos grupos errados . 7-Sempre com seguro 8-Evento com serviços de pneus e suspensões 9-Com reportagem fotográfica 10-Com serviço de cathering | |
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| Assunto: Re: Sondagem-Track Day ou CCA? Os porquês e as preferências. | |
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